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Outsourcing para Desenvolvedoras de Jogos: vale a pena? Como contratar?

Publicado em 05.10.2022

Outsourcing para Desenvolvedoras de Jogos: vale a pena? Como contratar?

Toda boa desenvolvedora de games já passou, está passando ou vai passar pelo problema de construção e manutenção de um bom time.

Afinal, a chave para a construção de um jogo de sucesso está na equipe: pessoas alinhadas com o propósito da empresa, que enfrentam os desafios juntos e se complementam em habilidades. 

Mas o problema pode estar justamente aí.

Como recrutar profissionais qualificados por um valor que a empresa consiga pagar? Essa está se tornando uma das maiores dificuldades das desenvolvedoras de games. Mas o problema tem solução.

Tanto empresas maduras quanto as que se lançam hoje no mundo dos jogos eletrônicos estão optando pela terceirização do desenvolvimento do software, o chamado outsourcing. Além de tirar uma das responsabilidades do seu time, o outsourcing tem o potencial de acelerar o crescimento do seu negócio. Sabe como?

Neste artigo, vamos contar como a sua desenvolvedora de jogo pode adotar o outsourcing como estratégia de crescimento.

O que é outsourcing?

Como expliquei brevemente, o outsourcing é a prática de terceirização de certas atividades ou áreas de uma empresa. Nesse caso, são serviços imprescindíveis para o funcionamento do negócio, mas que podem ser feitos por “alguém de fora”. 

A prática de terceirização não é nova nas empresas, muito pelo contrário! É super comum empresas terceirizarem a logística, a limpeza ou a segurança… A diferença com o outsourcing é que, nessa modalidade, o serviço terceirizado está ligado às partes mais estratégicas de uma empresa.

É o caso, por exemplo, da terceirização dos recursos humanos, da tecnologia da informação (TI) ou do atendimento e sucesso do cliente.

Outsourcing no desenvolvimento de jogos: como funciona?

Muito se fala em outsourcing no mundo dos jogos eletrônicos no Brasil e no mundo. A prática está ligada principalmente à terceirização do desenvolvimento do software. 

Atualmente, o mercado de games é um dos mais aquecidos e chega a movimentar bilhões anualmente. Apenas no ano de 2021, o setor de desenvolvimento de jogos cresceu 169% e movimentou mais de 2 bilhões de reais segundo pesquisa da Abragames (Associação Brasileira dos Desenvolvedores de Jogos Digitais) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos (ApexBrasil).

Para que a curva de crescimento do mercado se mantenha e a lucratividade das empresas no desenvolvimento de jogos se mantenha, algumas estratégias passaram a ser adotadas. E uma delas foi o outsourcing do programa de computador. 

Isso porque, para criar um jogo, existem diversos estágios de criação que precisam de atenção e estratégia. Os três macro estágios de desenvolvimento envolvem a pré-produção, a produção e a pós-produção do jogo.

Tempo, dinheiro e pessoas qualificadas são necessários em todas elas. Porém, geralmente, é a etapa de produção que demanda maior investimento e conhecimento técnico especializado.

Por isso, a prática de outsourcing para jogos costuma delegar tarefas do desenvolvimento do jogo para terceiros, como outsourcing studios, artistas e designers, desde animação 2D ou 3D até design de personagens ou criação de áudios e efeitos sonoros.

Mas fica a pergunta: será que terceirizar a produção vale a pena?

Vantagens x Desvantagens do outsourcing para jogos

Abaixo, confira as principais vantagens do outsourcing na indústria de games: 

  1. Profissionais mais qualificadosoutsourcing studios fornecem profissionais qualificados na área de desenvolvimento de jogos ou de criação 2D ou 3D. Esses profissionais são especialistas em cada departamento e suas entregas tendem a ser superiores às de profissionais que realizam um pouco de tudo. Isso resolve uma das grandes dificuldades das empresas atualmente: o recrutamento de bons profissionais.
  2. Redução de Custos – em vez de manter um desenvolvedor ou designer de animações na folha de pagamento do seu negócio, você pode contratar uma empresa de outsourcing especializada que cobrará por projeto realizado. Isso reduzirá seu gasto com tributos e encargos trabalhistas.
  3. Redução de Tempo – contratos de outsourcing funcionam com escopos e prazos bem definidos e fechados. Ter uma equipe terceirizada trabalhando para desenvolver o seu software ou animação melhora sua previsibilidade em relação ao recebimento do projeto final e otimiza o tempo da sua equipe, que ficará menos sobrecarregada.
  4. Foco na Estratégia – além de todas as facilidades já elencadas, uma das maiores vantagens do outsourcing é permitir que você foque no que é mais importante para o seu negócio: a estratégia.

Mas atenção! Apesar das vantagens, o outsourcing também gera algumas inconveniências às empresas.

A principal delas é a dependência de terceiros para realizar as demandas. Isso reduz a autonomia para realizar ajustes no jogo posteriormente.

Logo, para minimizar esse problema, é importante haver:

  • organização e planejamento na montagem do projeto;
  • a escolha de uma empresa de outsourcing responsável;
  • muita atenção ao contrato.

Como escolher uma empresa de outsourcing – ou outsourcing studio

Contratar um outsourcing studio adequado para o seu negócio pode gerar excelentes resultados e reduzir os custos com o desenvolvimento do jogo. Mas é preciso cuidado na hora de contratar um studio. 

O primeiro passo é compreender o que você precisa da empresa de outsourcing. Escrever um briefing do projeto pode facilitar bastante o seu trabalho. Afinal, ao ouvir as propostas, já saberá se aquela empresa pode atender às suas expectativas. 

Outro ponto essencial é estabelecer um teto de gastos para esse investimento. Analisar o valor de uma proposta e comparar com o seu planejamento financeiro permite que você não adquira uma dívida que vai comprometer o seu negócio no futuro. 

Além disso, identificar-se com a empresa de outsourcing e os seus valores é de extrema importância, considerando que será essa empresa que irá materializar as suas idealizações. Comunicação e transparência são a chave. Lembre-se de que você precisará de uma comunicação eficaz e constante com essa empresa, então é importante sentir que há um canal aberto para passar feedbacks e receber o seu projeto como você idealizou. 

Contrato de Outsourcing

Feita a escolha da empresa de outsourcing, o próximo passo é contratar esse serviço. Para isso você precisará de um Contrato de Outsourcing. 

Independentemente do seu projeto envolver desenvolvimento de software, terceirização da arte do game, programação de parte ou todo o jogo, é preciso se atentar a alguns pontos básicos no Contrato. 

Separamos quatro pontos imprescindíveis: 

  1. Propriedade Intelectual: garanta que a Propriedade Intelectual do que for desenvolvido seja da SUA empresa. 
  1. Escopo de Trabalho e Cronograma: defina um cronograma de entregas com a empresa de outsourcing. Você precisa ter isso formalizado para ter maior poder de barganha em caso de atrasos. 
  1. Escopo de Trabalho e Ajustes: garanta que você poderá solicitar ajustes após a entrega. O ideal é ter algumas horas de ajustes após a entrega final, pois sempre há pequenas alterações necessárias de serem feitas. 
  1. Confidencialidade: você estará divulgando informações sobre seu modelo de negócios, ideias e escopos, por isso, atente-se à existência ou não de uma cláusula de confidencialidade no seu Contrato. Garanta a proteção das informações da sua empresa. 

Além dos pontos acima, atente-se aos mínimos detalhes contratuais, como responsabilidades das partes, prazo e de que forma a rescisão ocorre, combinado?

Lembre-se ainda de registrar todos os passos da sua negociação. E não hesite em chamar uma assessoria jurídica – ter profissionais especializados na área pode livrar você de muitos problemas!

Conclusão

No geral, a indústria de outsourcing para jogos eletrônicos vem se popularizando porque é uma forma de reduzir tempo e gastos no recrutamento de bons profissionais. Ela também possibilita a criação de jogos mais complexos e melhores, por facilitar o acesso a mais especialistas capazes de aplicar no software o que o seu time idealizou.

Saber onde alocar seus recursos financeiros e o tempo da sua equipe fará com que o seu negócio prospere, desde que haja planejamento. Afinal, você pode terceirizar várias atividades, mas lembre-se: o outsourcing é uma opção estratégica para aumentar a lucratividade da sua empresa.

Porém, como vimos ao longo deste artigo, é preciso tomar cuidado com vários pontos na hora de escolher um outsourcing studio e na hora de contratá-lo. Do contrário, o resultado pode ser estresse, atraso e ajustes pendentes.

O jeito mais seguro é contar com uma assessoria jurídica especializada no mercado de games, que tem tantas peculiaridades. Por isso, qualquer dúvida, chame nosso time aqui da C2R Advocacia.

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